Sugestão

Quer deixar sua crítica, sugestão, comentário ou elogio? mande um e-mail para a ETEC.

RECADOS

O calendário dos 3 primeiros meses de 2015 já estão no final da página.

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Alckmin inaugura sede do Centro Paula Souza e Etec Santa Ifigênia

Na manhã desta segunda-feira, 5 de agosto, o governador Geraldo Alckmin inaugurou a nova sede do Centro Paula Souza e a Escola Técnica Estadual (Etec) Santa Ifigênia, na Capital. A cerimônia teve as presenças dos ex-governadores Alberto Goldman e José Serra, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Rodrigo Garcia, da diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, do Diretor da ETEC de Lins, Rodrigo de Barros Pagano, entre diversas autoridades.


O Estado investiu mais de R$ 85 milhões nas obras. Este valor inclui a construção da sede administrativa do Paula Souza  e do prédio da Etec Santa Ifigênia além da recuperação e adaptação do imóvel que abriga o Centro de Capacitação de Professores, num total de 30.202,30 m² de área construída.
A escolha do local – um terreno de 6.680 m² – para a construção dos prédios teve como objetivo contribuir para a revitalização da região central da cidade de São Paulo. Os arquitetos Pedro Taddei Neto e Francisco Spadoni foram os criadores do projeto.

O governador Geraldo Alckmin ressaltou a importância do local para a implantação da sede do Paula Souza. “Este é um projeto histórico que vai mudar a região, pois é uma obra para servir a população com ensino público gratuito e de qualidade”, afirmou.

“Esta obra é a maior construção do Centro Paula Souza em 43 anos de história. A Etec Santa Ifigênia vai atender a grande demanda do setor de hotelaria e turismo; e a nova sede, que tem uma estrutura moderna, mostra a nossa proximidade com o setor produtivo, com espaços cada vez mais funcionais”, completou Laura Laganá.

O secretário Rodrigo Garcia enfatizou que o evento desta manhã marcou um símbolo para o ensino técnico. “Essa é uma obra pública que além de representar a grandiosidade do Paula Souza vai impactar o entorno do centro de São Paulo”.

Nova sede
Após manter suas atividades por mais de 40 anos no prédio projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo para a Escola Politécnica da USP, no Bom Retiro, no início de junho a administração central do Centro Paula Souza se mudou para o bairro de Santa Ifigênia. A transferência se deu para atender às necessidades de expansão física da instituição.
As novas instalações – as primeiras públicas construídas recentemente na região – ocupam o quadrilátero formado pelas Ruas Timbiras, Andradas, Aurora e General Couto de Magalhães, entre as Estações Luz e República do Metrô.
A sede do Centro Paula Souza está distribuída em um bloco que abriga subsolo, térreo, mezanino, quatro pavimentos destinados à área administrativa e um andar reservado ao restaurante.
No prédio ao lado – um edifício já existente que foi preservado das demolições, recuperado e adaptado – fica o Centro de Capacitação de Professores das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs).

Etec Santa Ifigênia
Implantada no segundo semestre de 2012, a Etec iniciou suas atividades com o curso técnico de Cozinha. Neste ano, passou a oferecer o curso de Eventos. Ambos nos períodos da manhã e da tarde. São 310 os alunos matriculados na unidade.
O Centro Paula Souza firmou convênio com o Italian Culinary Institute for Foreigners (Icif), tradicional escola de enogastronomia italiana, para a instalação de um Centro de Hospitalidade para a Etec Santa Ifigênia.

A parceria tem como proposta o investimento na formação dos jovens, considerando o crescimento do mercado tendo em vista os dois grandes eventos esportivos que o Brasil vai sediar nos próximos anos: a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas 2016.
Alguns dos equipamentos para o Centro de Hospitalidade foram doados por quatro empresas italianas: Angelo Po Grandi Cucine S.P.A; Bake off Italiana S.R.L; Moretti Forni S.P.A; e Valmar Global D.O.O. Entre os equipamentos estão fornos combinados, fornos elétricos, máquinas para sorvete, refrigerador, fogões, freezer e modeladora de pizza, distribuídos nos cinco laboratórios, sendo 3 de Cozinha, 1 Cozinha de Demonstração e 1 de Panificação, Doçaria e Chocolataria.
Entre os ambientes do bloco da unidade estão 19 salas de aula, outros 6 laboratórios (Bar e Cafetaria, Bar e Restaurante, Enologia, Recebimento e Limpeza e 2 de Informática), biblioteca e quadra poliesportiva.
Exposição
Antes de participar da cerimônia de inauguração, Alckmin visitou a Expo Design, que acontece no mezanino da sede do Paula Souza. A exposição reúne 21 projetos desenvolvidos em atividades pedagógicas, como Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs), de sete cursos técnicos de nove Etecs, sendo sete da Capital  –  Albert Einstein, Carlos de Campos, Getúlio Vargas, Guaracy Silveira, Heliópolis, Parque da Juventude e Tereza Ap. Cardoso Nunes de Oliveira  – e duas Etecs do interior – Cerquilho e Fernando Prestes, de Sorocaba.
O objetivo da iniciativa é promover os trabalhos de estudantes e professores de Etecs e contribuir com o processo criativo dos visitantes.
Na exposição estão os trabalhos Ovo – patrimônio histórico, de alunos do curso técnico de Design de Interiores da Etec Carlos de Campos, e Revitalização do Parque Carmo, de autoria de estudantes do Técnico de Desenho da Construção Civil da Etec Tereza Aparecida Cardoso Nunes de Oliveira. Esses trabalhos foram eleitos os melhores, ficando no primeiro e segundo lugar respectivamente, por voto popular, na 1ª Expo Design, realizada em junho, na Fatec Tatuapé – Victor Civita, em São Paulo.