Sugestão

Quer deixar sua crítica, sugestão, comentário ou elogio? mande um e-mail para a ETEC.

RECADOS

O calendário dos 3 primeiros meses de 2015 já estão no final da página.

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Incubadora inicia a aplicação do processo “Lean Startup” no Hotel de Projetos


      Um dos objetivos é criar modelos de negócio com validação do mercado.


O Hotel de Projetos da Incubadora apoia o desenvolvimento de projetos de alunos universitários e técnicos com perfil empreendedor inovador.
Em maio teve início o processo de formação de quatro projetos pré-incubados egressos de ações como: Empreendedor do Futuro e Workshops organizados pela ETEC de Lins.
O prazo de elaboração tem o prazo de seis meses, com orientação passo a passo e formação teórica e pratica.
De acordo com a consultora, Viviane Faustini, são aplicados a metodologia “Lean Startup” que tem como objetivo a criação de modelos de negócios enxutos, protótipos rápidos, projetados para validar suposições de mercado e o método “Canvas”( gerenciamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócios novos ou existentes).
Complementa que a constituição da empresa segue os trâmites básicos, como: pesquisa de mercado; análise de viabilidade; vivência e conhecimento na prática. “Se não deu certo o empreendedor busca outra opção. Esse é o processo chamado de pivô. Ocorre quando a ideia não é viável. Então, é hora de trabalhar outra opção, com maior possibilidade de sucesso”, detalha.
Os empreendedores iniciam os trabalhos indo a campo realizar pesquisas qualitativas – a fim identificar oportunidades a partir das necessidades e interesses do seu cliente. Um dos objetivos é criar modelo de negócio com validação do mercado.
Diversas medidas aplicadas visam conduzir, ambientar e adequar o empreendedor a inclusão e a realidade do mercado. Entre elas, a pesquisa de campo, por meio de entrevista, tem como fator positivo a quebra da barreira da comunicação e atinge o conhecimento real de possibilidades.
No processo Lean Startup as respostas rápidas são fundamentais para o empresário não perder tempo e nem dinheiro. “Temos um empreendedor que pivotou duas vezes, ou seja, mudou duas vezes a sua proposta inicial de criação de oferta de serviço e, agora está muito feliz, pois encontrou um caminho viável para transformar a sua ideia em um negócio”, finaliza Viviane.

O Hotel de Projetos é destinado a estudantes com perfil empreendedor inovador e tem como função preparar jovens empreendedores na criação de empresas com resultados acertivos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário