Sugestão

Quer deixar sua crítica, sugestão, comentário ou elogio? mande um e-mail para a ETEC.

RECADOS

O calendário dos 3 primeiros meses de 2015 já estão no final da página.

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Inscrições para o Programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza no segundo semestre estão abertas


O Programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza está com as inscrições abertas para quem pretende viajar no segundo semestre de 2014. Alunos de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades Tecnológicas (Fatecs) estaduais e do Telecurso TEC que concluam o curso neste primeiro semestre podem se candidatar até as 17 horas do dia 27 de junho, por meio deste link

Serão oferecidas nesta etapa 270 bolsas de estudo para imersão de língua inglesa distribuídas entre Estados Unidos, Inglaterra e Nova Zelândia, e outras 40 para a língua espanhola na Argentina e no Chile, totalizando 310 benefícios. Os selecionados serão os alunos com melhor desempenho acadêmico no primeiro semestre de 2014 em sua unidade.

Nesta semana, 140 alunos que terminaram o curso no ano passado embarcam para estudar um mês fora. A primeira turma segue nesta quinta para Auckland, na Nova Zelândia. No sábado, mais estudantes embarcam para Estados Unidos (San Diego, Washington e São Francisco), Inglaterra (Londres) e Argentina (Córdoba). No dia 1º de junho, um último grupo vai para o Chile (Santiago).

Ingresso no mercado

O programa tem duração de quatro semanas com todas as despesas custeadas pelo Centro Paula Souza – transporte, traslados, acomodação, alimentação, seguro saúde, ajuda de custo –, com exceção do passaporte e do visto, que devem ser providenciados pelo aluno. As datas de embarque ainda serão divulgadas. 

Desde 2010, o Governo de São Paulo financia o Programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza, que oferece bolsas de estudo para formandos de Etecs e Fatecs e professores de inglês e de áreas técnicas, indicados pela direção. A cada ano, embarcam 500 estudantes e 100 professores. Na edição de 2014, o Governo está investindo R$ 15,5 milhões no programa e incluindo também o idioma espanhol, com 100 vagas extras. Nas três primeiras edições do programa, foram contemplados 1.510 alunos de Etecs e Fatecs, 200 professores de inglês e 100 docentes de áreas técnicas. 

O objetivo é incentivar o aprimoramento da formação acadêmica e o ingresso no mercado de trabalho, utilizando a língua como ferramenta de acesso à informação e comunicação. Para os docentes, o curso tem foco no ensino e oferece uma importante oportunidade de aperfeiçoamento profissional. 
O dia a dia dos estudantes pode ser acompanhado no Tumblr do Centro Paula Souza.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Curso Profissionalizante Gratuito

A Prefeitura de Lins em parceria com a ETEC de LINS (Escola Técnica Estadual) está oferecendo os Cursos de Garçom e Vendedor através do PRONATEC.
São cursos de um mês e meio a dois meses, totalmente gratuitos e com direito ao lanche e vale transporte.

Interessados devem ter idade mínima de 16 anos e ser cadastrados no Cadastro Único do Governo Federal (cadunico) ou assistidos pelo Bolsa Família.
As matrículas estarão abertas até o dia 05 de junho, na ETEC de LINS,  na Rua São Pedro, 300, Vila Perin, das 13h às 17h e das 19h às 21h.

Informações podem ser obtidas na Prefeitura (centro), no setor Bolsa Família fone 3533-7000 ou na ETEC de LINS - Paula Souza 3523-1217

terça-feira, 27 de maio de 2014

Aniversariantes do mês de junho.

Maria Rosalva Solfa - 01/06

Maria Rosana Solfa - 01/06

Rodrigo de Barros Pagano - 04/06

Suellen Vinicias Maia dos Santos - 18/06

Carlos César de Souza - 20/06


Silvana Campos de Freitas de Moraes - 27/06

Visita

No último sábado, 24, estiveram visitando a ETEC de Lins, o Deputado Federal e ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, RODRIGO GARCIA, acompanhado do Prefeito de Lins EDGAR DE SOUZA, do Vice-Prefeito ROGÉRIO BARROS, do Prefeito de Cafelândia LUIS OTÁVIO CARVALHO e de outras autoridades da Região.
O Diretor da ETEC de Lins, RODRIGO DE BARROS PAGANO, recebeu a todos e realizou algumas reivindicações ao Deputado, como a continuidade das obras do Programa Brasil Profissionalizado e abertura de novas turmas para Programa de Expansão II da Educação Profissional do Governo do Estado. 
Sabendo da importância estratégica da ETEC de Lins para a cidade e para a região, o Deputado Rodrigo Garcia se colocou à disposição da comunidade escolar para que haja o desenvolvimento da Educação Pública Profissional.



Simpósio discute profissionalização docente no Centro Paula Souza

Cerca de 250 pessoas participaram, entre os dias 20 e 21 de maio, do Simpósio dos Ensinos Médio, Técnico e Tecnológico (Semtec) do Centro Paula Souza, realizado na sede da instituição, no centro da Capital. No total, foram apresentados 40 projetos de pesquisa de professores das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs), com o objetivo de estimular a troca de experiências e debates sobre a profissionalização docente. Uma das principais novidades da edição 2014 foram os trabalhos elaborados por professores do Ensino Superior. Nos anos anteriores, o simpósio era voltado somente às Etecs. 

Durante a cerimônia de abertura do encontro, a coordenadora de Ensino Superior e Graduação do Centro Paula Souza, Mariluci Alves Martino, destacou a importância da integração entre os diferentes níveis de ensino e a necessidade de aprofundamento dos temas discutidos. “Além de estimular o diálogo e a reflexão, o encontro permite o aprofundamento de assuntos relacionados à tecnologia e inovação no ambiente escolar, como as novas práticas pedagógicas com a implantação do ensino a distância nas Fatecs”, afirmou.

Os projetos apresentados foram divididos em três linhas de estudo: "Identidade do professor e saberes da docência", "Formação do professor" e "Representações sociais do professor".  Após a exposição, são feitas mesas de debate com os pesquisadores.

Além das palestras, os visitantes puderam conferir 15 projetos em formato de pôsteres no hall de entrada do prédio. A abertura do simpósio também contou com palestras de especialistas do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

O Diretora da ETEC de Lins, Rodrigo de Barros Pagano, e o Coordenador da Classe Descentralizada de Guaiçara e Coordenador de T.I. da ETEc, Edson Carlos Serrano, estiveram presentes e participaram da apresentação dos Trabalhos.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Resultado III- Workshop Inova Etec de Lins


No último dia 22, foi realizada a entrega dos prêmios do III Workshop Inova Etec de Lins, organizado pelos Agentes de Inovação Diego Henrique Emygdio Lázaro e Denise de Fátima Paulino, na ETEC de Lins. Além dos prêmios, foram entregues os certificados de menção honrosa a todas as equipes participantes. Estavam presentes na Cerimônia, os parceiros Flávio Anequini, representando a Incubadora de Empresas, e Antônio Farinha, representando a SABESP. Representando o corpo docente, os Professores Carlos César de Souza, Clícia Freitas, Lucimara Nunes e Carlos Trombin. Fez-se presente também a ATA Ana Beatriz Fernandes e a coordenadora pedagógica Patricia Esteves Trindade e a Coordenadora da Classe Descentralizada do Fernando Costa Lívia Maria Gava França, bem como os apoiadores MicroLins e Michele representando a CNA. Os 3 projetos mais bem classificados foram selecionados para entrevista, onde poderão ingressar no programa de pré-incubação, e receberão bolsas de estudos da MicroLins e CNA, além de medalhas de honra. O Diretor da unidade Rodrigo de Barros Pagano participou da entrega dos prêmios e reforçou sobre a importância de ações como esta para a comunidade escolar e toda cidade. Após a entrega dos prêmios, foi servido um coffebreak, com o apoio da APM da Etec Lins. Parabéns a todos os envolvidos que direta ou indiretamente, fizeram tudo acontecer, em especial aos alunos e professores orientadores.


Classificação III – Workshop Inova Etec de Lins
Projeto/ Pontuação Curso
1º Acessibilidade (Deficientes Visuais)- 90,55 Manutenção e Suporte de Computadores
2º SISBRA- 88,6 Administração
3º Ferramenta de Comparativo e Venda- 82,91 Ensino Médio - Informática Para Internet
4º Bala de Colágeno- 78,22 Química
5º Alarme Veicular- 77,26 Informática
6º Lavanderia – 74,16 Administração
7º Suporte para Chaves – 73,26 Edificações
8º Luminária Sustentável- 68,5 Edificações
9º Software para Área da Saúde- 68,25 Informática Para Internet
10º Assessoria de Etiquetas e Eventos- 66,1 Secretariado

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Prorrogação das Inscrições do Vestibulinho

As Inscrições para o Vestibulinho para os cursos da ETEC de Lins e da Expansão do Fernando Costa, além do Curso de Técnico em Serviços Jurídicos da Classe Descentralizada de Sabino foram Prorrogados.
Os candidatos podem realizar sua inscrição até as 15 horas do dia 12 de maio.
É só acessar o site www.vestibulinhoetec.com.br 


Incubadora inicia a aplicação do processo “Lean Startup” no Hotel de Projetos


      Um dos objetivos é criar modelos de negócio com validação do mercado.


O Hotel de Projetos da Incubadora apoia o desenvolvimento de projetos de alunos universitários e técnicos com perfil empreendedor inovador.
Em maio teve início o processo de formação de quatro projetos pré-incubados egressos de ações como: Empreendedor do Futuro e Workshops organizados pela ETEC de Lins.
O prazo de elaboração tem o prazo de seis meses, com orientação passo a passo e formação teórica e pratica.
De acordo com a consultora, Viviane Faustini, são aplicados a metodologia “Lean Startup” que tem como objetivo a criação de modelos de negócios enxutos, protótipos rápidos, projetados para validar suposições de mercado e o método “Canvas”( gerenciamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócios novos ou existentes).
Complementa que a constituição da empresa segue os trâmites básicos, como: pesquisa de mercado; análise de viabilidade; vivência e conhecimento na prática. “Se não deu certo o empreendedor busca outra opção. Esse é o processo chamado de pivô. Ocorre quando a ideia não é viável. Então, é hora de trabalhar outra opção, com maior possibilidade de sucesso”, detalha.
Os empreendedores iniciam os trabalhos indo a campo realizar pesquisas qualitativas – a fim identificar oportunidades a partir das necessidades e interesses do seu cliente. Um dos objetivos é criar modelo de negócio com validação do mercado.
Diversas medidas aplicadas visam conduzir, ambientar e adequar o empreendedor a inclusão e a realidade do mercado. Entre elas, a pesquisa de campo, por meio de entrevista, tem como fator positivo a quebra da barreira da comunicação e atinge o conhecimento real de possibilidades.
No processo Lean Startup as respostas rápidas são fundamentais para o empresário não perder tempo e nem dinheiro. “Temos um empreendedor que pivotou duas vezes, ou seja, mudou duas vezes a sua proposta inicial de criação de oferta de serviço e, agora está muito feliz, pois encontrou um caminho viável para transformar a sua ideia em um negócio”, finaliza Viviane.

O Hotel de Projetos é destinado a estudantes com perfil empreendedor inovador e tem como função preparar jovens empreendedores na criação de empresas com resultados acertivos.